Dúvidas Frequentes

Não encontrou o que procurava? Entre em contato conosco!

Tem dúvidas sobre como funcionam os consórcios? Que documentos necessita? Tudo o que você precisa saber sobre consórcios está aqui!

  • O que é um consórcio?

    Consórcio é um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se reúnem para a aquisição de bens através de suas contribuições mensais dentro de um período pré-estabelecido.

  • Quem regulamenta o contrato do consórcio?

    O consórcio é feito de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, que é o regulador do sistema desde 1991, emitindo as autorizações de funcionamento e fiscalizando o setor.

  • O que é carta de crédito?

    Carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para a aquisição do bem.

  • Posso adquirir mais de uma carta de crédito?

    Sim, o consórcio lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia, no entanto, se for para aquisição de um único bem, as cotas devem ser do mesmo grupo.

  • Quando é disponibilizada a carta de crédito?

    A carta de crédito é disponibilizada para compra do bem após apresentação da garantia e documentação prevista no regulamento.

  • Posso adquirir um bem de menor valor que minha carta de crédito?

    Sim, o consorciado contemplado destinará a diferença do crédito para pagar parcelas vincendas , na ordem inversa a contar da última, ou se tiver quitado seu saldo devedor, a mesma ser -lhe -á restituída.

  • Quais são as condições para participar de um consórcio?

    Ser maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado e comprovar a renda 03 vezes o valor da parcela.

  • Posso antecipar os pagamentos?

    Sim, o consorciado poderá antecipar o pagamento do saldo devedor na ordem inversa a contar da última. A antecipação de pagamentos não dará direito a contemplação da cota.

  • O que são Assembléias?

    São reuniões realizadas todos os meses em dia, hora e local, designados pela administradora, abertas a todos os consorciados em qualquer número, e tem por objetivo realizar as contemplações por sorteios e lances.

    Assembléia de Constituição: .é a primeira reunião do Grupo, visando, dentre outras definições, a confirmação da formação do Grupo e determinação das responsabilidades dos consorciados.
    Ela será realizada juntamente com a 1ª Assembléia Ordinária.

    Assembléia Geral Ordinária: é a reunião mensal do grupo com propósito de divulgar os resultados do sorteio, apurar lances, realizar a contemplação e prestar informações gerais aos consorciados. É também conhecida por Assembléia de Contemplação.

    Assembléia Geral Extraordinária: é a reunião esporádica do grupo com propósito de definir um outro veículo para substituir o veículo atual quando este for um Bem Retirado de Fabricação - BRF, ou seja, não está sendo mais fabricado pela montadora e para outros assuntos atípicos.

  • Como é realizado o sorteio?

    O 1º sorteio é realizado na 1ª assembléia de constituição do grupo. A partir da 2ª assembléia a contemplação por sorteio ocorre mensalmente através da extração da Loteria Federal.

  • O que é um Lance?

    O lance possibilita ao Consorciado antecipar a retirada do bem, ofertando valores que concorrerão com os demais lances.

  • Como ofertar um lance?

    1) Pessoalmente no momento da assembléia
    2) Via internet (Até 12 horas antes da assembléia utilizando-se da senha de acesso)
    3) Via disk cota* (atendimento eletrônico)

  • O que é lance diluído?

    Redução no valor da parcela não implicando na redução do prazo de pagamento. Condição válida para alguns grupos de imóveis e automóveis, conforme respectivo contrato.

  • Como será contabilizado o meu lance no plano de consórcio?

    Os recursos provenientes de lance vencedor serão considerados como antecipação de parcela na ordem inversa a contar da última reduzindo o prazo de pagamento.
    * A diluição será proporcionalmente nas parcelas vincendas, reduzindo o valor das parcelas.
    * Condição válida para alguns grupos, conforme o respectivo contrato.

  • Qual o critério para apuração do lance vencedor?

    Os lances deverão ser ofertados em percentuais sobre o valor do crédito mais as devidas taxas. É considerado vencedor o lance que representar o maior percentual de amortização.

  • Quando devo pagar o Lance?

    Sendo vencedor, você deve pagar o lance em cinco dias úteis a contar da data de contemplação.

  • Se perder o lance, meu dinheiro fica retido?

    O lance pode quitar seu saldo devedor abatendo as últimas parcelas ou diminuindo o valor de cada prestação.

  • Como é quitado o lance?

    O lance pode quitar seu saldo devedor abatendo as últimas parcelas ou diminuindo o valor de cada.

  • Posso utilizar o FGTS no meu plano de consórcio de imóveis?

    Sim, o FGTS poder ser utilizado para complemento do crédito e pagamento de lance, desde que cumpridas as normas estabelecidas pela Curadoria da Caixa Econômica Federal.

  • Quem pode ser contemplado?

    Todos os consorciados em dia com seus pagamentos.

  • Fui contemplado. Como retirar o carro?

    Ao receber um telegrama ou uma carta de contemplação, procure a concessionária onde você adquiriu sua cota ou outra de sua preferência e negocie o veículo que deseja – conforme as condições previstas em seu contrato. 

    Atenção: Procure fazer o seu pedido o mais rápido possível. Caso ocorra um aumento no valor do veículo entre a data da Assembléia de Contemplação e a data do faturamento, você terá de pagar a diferença diretamente na concessionária ou revenda. Lembre-se de que o crédito a que você tem direito refere-se à data da contemplação, mais os rendimentos financeiros diários.

RP Master - Conquista com garantia

R. Santos Saraiva, 654 - Futura Volkswagen - Estreito

Florianópolis - SC

Desenvolvido por: Agência Hive